Recentes testes demonstraram a eficácia do novo revestimento do convoo aplicado no porta-aviões CVN Charles de Gaulle desenvolvido pela DCNS. A Fase I deste programa envolveu a aplicação do novo revestimento à zona de pouso, porção do convoo sujeita a maior stress.
Os testes, envolvendo pousos de caças Rafale Marine, demonstraram as qualidades do novo revestimento. O material avançado e o processo de aplicação ajudaram a reduzir os enormes esforços no trem de pouso dianteiro e ao mesmo tempo mantendo excelente contato entre o pneu e a superfície do convoo.
DCNS e os clientes DGA e SFF desenvolveram um programa de vários anos para o desenvolvimento de um revestimento antiderrapante e os processos adotados na principal belonave da Marine Nationale. A Agência Governamental DGA financiou a Fase de Desenvolvimento, enquanto a SFF, Marine Nationale Fleet Support Service, financiou os testes e as Fases de Qualificação.
Os esforços da DCNS contribuíram para o sucesso da Fase 1 em atender a todos os eventos. As equipes da DCNS participantes do programa estão agora preparando a Fase II que constará da aplicação do novo revestimento em outras áreas como a de estacionamento e movimentação das aeronaves quando o CVN Charles de Gaulle terá uma manutenção prevista para 2013.